Uso correto da cadeirinha/bebê conforto no carro

Quem precisa sair de casa de carro com o bebê tem o bebê conforto (ou a cadeirinha) como ítem obrigatório! Não há possibilidade de sair sem a cadeirinha. Já está mais do que provado que, quando bem colocada, e quando o bebê está bem seguro, pode evitar muitos acidentes, e as vezes o bebê é o único que não se machuca de tanto que essa cadeirinha protege! E além disso tudo, é lei! Se você não usar (ou usar errado) você vai ser multado!

Mas algumas mamães ainda têm dúvidas sobre como colocar a cadeirinha. Muitas apenas colocam no banco de trás, sem colocar o cinto de segurança, outras, colocam o cinto do carro, mas não colocam o cinto da própria cadeirinha porque o bebê se irrita. O fato é que, não importa se o bebê se irrita, chora, esperneia, você TEM QUE ser firme e deixá-lo totalmente protegido.

O ideal e o correto é colocar o bebê conforto no banco de trás com o cinto de 3 pontas passando pelos espaços indicados no bebê conforto. Além disso, devemos colocar o cinto do bebê conforto, e colocar de costas para o banco da frente, ou seja, o bebê deve ficar de frente para o encontro do banco de trás.

 

 

Eu uso desse jeito que falei, mas coloco a alça do bebê conforto travada para baixo, porque aí fica mais altinho, deixando o bebê mais sentadinho do que deitado. Acho que assim é o melhor jeito, ainda mais para aquelas pessoas que andam sozinha no carro, sem ninguém atrás com o bebê, porque diminui o risco do bebê se engasgar se ele chorar demais. Para quem anda sozinha com o bebê, uma boa opção também, é colocar um espelho para você conseguir ver o bebê.

 

Eu não tenho esse espelho e nem sei onde compra. Quem tiver e souber, deixa nos comentários, por favor!

Pesquisando para fazer esse post, eu encontrei esses dois vídeos do programa Bem Estar que são ótimos. O primeiro é sobre como funciona a cadeirinha, e como ela protege (clica no link para assistir) e o segundo é sobre uma história de uma mãe que tirou o bebê da cadeirinha só por um instante. Assista o último vídeo dessa matéia aqui. Muito triste o que essa mãe passou, me tocou bastante!

Além desses vídeos, achei no Site do Detran – PR algumas dicas de segurança:

O local mais seguro dentro de um veículo é o centro do banco traseiro;
O cinto será tanto mais seguro quanto em mais pontos ele se fixar;
Os de três pontos, ou mais são os melhores;
Sempre usar cinto de segurança mesmo o mais simples, é melhor do que ser projetado contra obstáculos, pois o risco é muito maior;
O embarque e desembarque da criança deverão ser feitos sempre pelo lado da calçada;
Não usar cinto de adulto em crianças pequenas;
Usar travas bloqueando a abertura interna das portas traseiras;
Nunca carregue crianças no colo;

Erros mais comuns:

Colocar uma criança menor de 1 ano de idade ou com menos de 9kg em uma cadeira de segurança voltada para o vidro da frente;
Instalar a cadeirinha no banco da frente;
Usar uma cadeira inapropriada para a idade e tamanho da criança;
Muitas colisões acontecem perto de casa quando o uso das proteções é esquecido ou subestimado.

Gente, a maioria dos bebês choram mesmo quando estão presos ao bebê conforto, mas é muito melhor que eles chorem do que deixá-los correr risco em algum acidente. A gente não pode deixar o bebê dominar a gente por conta de um chorinho, quando o uso da cadeirinha é para o bem deles!

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s